08/05/2014

Resenha | A Espada de Shannara - Terry Brooks 1#

A Espada de Shannara - Trilogia A Espada de Shananra
 
Terry Brooks
Editora Saída de Emergência
 
 Há muito tempo as Grandes Guerras do Passado arruinaram o mundo.
Vivendo no pacífico Vale Sombrio, o meio-elfo Shea Ohmsford pouco sabe sobre esses conflitos. Mas o Lorde Feiticeiro, que todos julgavam morto, planeja regressar e destruir o mundo para sempre. A única arma capaz de deter esse poder da escuridão é a Espada de Shannara, que pode ser usada somente por um herdeiro legítimo de Shannara. Shea é o último dessa linhagem e é sobre ele que repousam as esperanças de todas as raças.
Por isso, quando um aterrorizante Portador da Caveira a serviço do mal voa até o Vale Sombrio, Shea sabe que começará a maior aventura da sua vida.
 
A Espada de Shannara acontece em Quatro Terras (provavelmente em um futuro distante do nosso mundo), 2000 anos depois das Grandes Guerras destruiu a maior parte do planeta. Cinco raças habitam as terras: Homens, Elfos, Anões, Gnomos e Trolls.

Shea é um homem élfico meio jovem que foi adotado pela família Ohmsford e vive uma vida tranquila em Shady Vale, onde ele e seu irmão, Flick, ajudam seu pai executar a pousada familiar. A paz e a tranquilidade do Shea é quebrado quando Allanon, o último dos druidas, mostra-se em Shady Vale e transforma toda a sua vida de cabeça para baixo. Esta misteriosa Druid explica que Brona, o Senhor Warlock, retornou ao Reino da Caveira no Northland e está planejando dominar o mundo. Ele também afirma que Shea é o último descendente de Jerle Shannara; isso faz com que Shea o único com o poder de usar a espada de Shannara contra o Senhor Warlock e derrotá-lo de vez. Antes de sair tão misteriosamente como ele chegou, Allanon diz a Shea que ele deve fazer a viagem para Paranor para recuperar a espada e pôr fim ao Senhor Warlock. Mas tudo isso é demais para Shea para absorver tão rapidamente e ele não não viaja tão rapido como o esperado.
 

Quando um Portador da Caveira mal do Senhor Warlock aparece no Vale duas semanas mais tarde, Shea é forçado a fugir de sua casa. Seu irmão sempre fiel se recusa a deixá-lo ir sozinho, e assim começa sua jornada perigosa para Paranor para encontrar a espada. Eles fazem muitos amigos ao longo do caminho, que os ajuda em sua jornada, mas eles também devem superar muitos obstáculos perigosos. Nesse meio tempo, o Senhor Warlock invadiu a Southland e enviou um enorme exército de gnomos e Trolls para Callahorn no Northland para iniciar outra guerra. Além de tudo isso, Balinor Buckhannah, o Príncipe da Callahorn e líder de seu exército Legion, e  já está lidando com uma crise que ocorre dentro do país. Será que os irmãos e seus amigos a encontrar a espada na hora de Shea para parar o Senhor Warlock? E se encontrar a espada, será o Shea inocente tera coragem de usá-lo ou vai seu mundo ser tomado e destruído?

Este é o primeiro romance de Terry Brooks, escrito ao longo de sete anos, enquanto ele estava freqüentando a faculdade de Direito. Quando foi publicado pela primeira vez em 1977, foi muito bem recebido, mas também tem seu quinhão de críticas negativas de quem achava que ela também diretamente paralelo JRR Tolkien, O Senhor dos Anéis (LOTR). Mais do que alguns críticos têm acusado Brooks de levar os personagens e o enredo em linha reta de LOTR, enquanto apenas mudando os nomes dos personagens, os lugares e o objeto da caça. Mas, enquanto existem muitas semelhanças entre os dois livros, há também muitas diferenças, tanto nos personagens e do enredo. E eu tenho que perguntar: O autor fantasia não foi influenciado por Tolkien? LOTR é a série heróica definitiva fantasia, na minha opinião, e deu o gênero a popularidade que tem hoje.

Para cada pedaço de crítica negativa, no entanto, há opiniões mais positivas e estou no lado positivo. Eu gostei muito deste livro. Fazia pouco tempo que li um livro de fantasia, e particularmente não gostei, mas este livro me surpreendeu. A Espada de Shannara é muito bem escrito, com a minha única reclamação é o uso excessivo de adjetivos e advérbios na primeira metade do livro. Na minha opinião, há momentos em que o objeto ou ação por si só, não precisa de mais descrição e eu me senti como a primeira metade da história estava se afogando em palavras desnecessárias. Se você me dizer que nenhum som foi ouvido enquanto caminhava pela floresta, então você também não tem que me dizer que eles estavam andando calmamente. Isso já está implícita. Mas uma vez que a ação real começou a tomar lugar, o uso excessivo ou parou completamente ou eu estava tão viciada no livro que não percebi mais isso.

As cenas de enredo e de ação são ótimas, mas eu achei os tons políticos particularmente interessante. Lembrando que a história se passa longe para o nosso futuro, eu acho que as idéias de Brooks sobre a guerra ea natureza do homem são muito instigante.

Considerações finais: A Espada de Shannara é muito bom. Sim, ele se assemelhava com LOTR, em muitos aspectos, mas pelo que eu li em outro lugar só fica melhor como a série continua. Eu recomendo este livro para os fãs de ambos, adolescentes e adultos do gênero clássico de fantasia heróica. Vale a pena ler.
 
 
 
 
Comentários
0 Comentários
Copyright © 2016 Meu Livro Preferido
| Distributed By Gooyaabi Templates