05/08/2014

Resenha | O Diamante - J. Courtney Sullivan

O Diamante

Sullivan, J. Courtney 
Novo Conceito 


Cinco personagens, separados pelo tempo e aparentemente sem conexão entre si, contam a história da paixão das mulheres pelo diamante aliás, não só das mulheres!

Revezando-se em uma ciranda de acontecimentos divertidos, infelizes, revoltantes ou surpreendentes, a extraordinária Frances Gerety que existiu de verdade e outros indivíduos muito especiais mostram que a história de uma sociedade é construída por meio das relações humanas, na intimidade dos lares. As transformações do mundo moderno nem sempre conseguem abalar aquilo em que se acredita com todo o coração mas as decepções com aqueles que amamos... essas podem mudar as nossas opiniões.

Um livro diferente, que fala das muitas formas de viver o amor e que deixa no ar uma pergunta: os casamentos são mesmo feitos para durar?



O Diamante abre em 1947, tarde da noite, com Frances, uma redatora de publicidade, que no momento estava trabalhando para DeBeers, onde precisava criar um slogan para a empresa. Um pouco antes de dormir, Frances escreve em um pedaço de papel "Um Diamante É Para Sempre", daí em diante a estória começa.

O resto dos compromissos demonstra a veracidade dessa única linha, a importância de que desmente a maneira casual em que nasceu. O livro traça cinco casais particulares, em cinco vozes distintas: temos estórias de Frances e de mais quatro casamentos muito diferentes e inesquecíveis.

Em 1972 encontramos Evelyn e Gerald, que estão lidando com o divócio de seu filho. Eles representam um longo casamento, a relação que se desenvolve depois de muitos anos sólidos, aparentemente plácidas juntos. Os primórdios, tingido de escândalo complicados de Evelyn e união de Gerald só são revelados mais tarde no livro.

Em 1987, somos apresentados a James e Sheila, que vive em um subúrbio de Boston com seus dois filhos. James trabalha como paramédico de uma ambulância. Como sua história se desenrola, vemos que o relacionamento de James e Sheila estão por fio, mas James tenta sempre mostrar para Sheila o quanto ele a ama.

A estória de Delphine abre em 2003, onde ela deixa seu marido para viver com outro homem em NY, já que seu primeiro relacionamento não deu muito certo.

Kate e Dan, que encontramos em 2012, são os compromissos do casal moderno: porém Kate está com medo de passar pelo divórcio já que acabou vivenciando a separação de seus pais, e sua história gira em torno do casamento gay do seu sobrinho Jeff, quando em uma cena J. pede a Kate para buscar as alianças diamante na joalheria...

Individualmente, cada casamento é multi-facetada, honesto, cheio de ambas as falhas e beleza - não muito diferente de um diamante. Coletivamente, eles nos mostram que, mesmo quando as coisas vão mal, mesmo em tempos de dor e tristeza, as pessoas perseverar, suportar os laços familiares e o amor o fará dura apesar de todas as probabilidades. Os diamantes são figurativa e, entendemos, no final, literalmente, para sempre.

E depois há Frances, cuja história abre os compromissos. Ela paira sobre o livro, a única pessoa que criou associação poderoso do mundo entre os diamantes e amor eterno. Ela reconhece a "ironia de sua situação ... uma menina comum, cujo maior talento até agora foi para convencer os casais a se engajar e que um diamante dura para sempre."



O Diamante é um romance magnificamente escrito sobre muitos casais diferentes em todo o espaço de muitos anos. A única coisa que os une, que eles têm em comum, são diamantes. Sullivan inclui um pouco da história de diamantes neste romance, e é simplesmente fascinante. Ela traça a empresa De Beers em tempos modernos, contando a história sobre como os diamantes passaram a ser símbolos de status cultural. É tão interessante ver como a empresa De Beers projetou o anel de diamantes como um símbolo de amor e para sempre através de sua publicidade.



Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Nossa, quando vi a capa e a premisa desse livro, esperava outra coisa totalmente diferente..srsrs...Mas, mesmo assim, ele parece ser um livro com uma história bem construída, onde os eventos se encaixam e me fazem quere saber mais sobre cada casamento.. Sua resenha ficou excelente. Parabéns Keka..bjs

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 Meu Livro Preferido
| Distributed By Gooyaabi Templates