21/08/2014

Resenha | Placebo - Steven James

Placebo 

Steven James
Companhia Editora Nacional


Ilusionismo, ciência e magia negra. Uma combinação improvável, com resultados eletrizantes. Ao investigar um polêmico centro de pesquisa neurológica para seu programa televisivo, o ex-ilusionista Jevin Banks descobre uma conspiraçãoenvolvendo o Pentágono e uma das maiores companhias farmacêuticas do mundo. Jevin está atras de respostas, não apenas sobre o duvidoso programa de comunicação telepática e o que está por trás dele, mas também para a trágica familiar que ele sofreu.



Placebo é o mais recente lançamento de Steven James, autor best-seller conhecido por sua série Patrick Bowers (Peão, Torre, Cavalo, Bispo, Rainha). Placebo parece ser o primeiro romance de uma nova série com um protagonista intrigante: Jevin Banks, mágico profissional, ilusionista e artista do escape. Ver o mundo através de seus olhos, sempre pensando, como eu iria escapar disso? Qual truque que eu poderia usar?
Mesmo sendo divertido fazer estas coisas, ele está sobrecarregado pela culpa e desespero por causa da perda de sua família.

Em termos de ritmo, o Placebo é estória cheia de adrenalina. O livro começa com uma cena de abertura brilhante, porém terrível, em que a família Jevin Banks é morta. James usa uma técnica agradável, colocando todas as cenas com Jevin Banks no ponto de vista de primeira pessoa ("eu") e todas as outras cenas em terceira pessoa. Este se conecta ao leitor e Jevin em um intenso caminho, íntimo. A técnica também funciona muito bem em cenas com caráter abertamente sociopata do livro; em terceira pessoa, a narração cria uma espécie de distância psíquica objetiva para o leitor que imita a forma como o personagem vê e analisa a si mesma de forma abstrata.

A trama é complexa sem ser complicado, envolvendo pesquisa com base na física psíquica, um dos telômeros de drogas anti-envelhecimento, o presidente dos EUA, vários assassinos, e, claro, um grande laboratório farmacêutico / vilão corporativo desagradável. Nem todos os bits são totalmente explicados e nem todas as motivações sentiu convincente para mim. Apenas uma vez, porém, senti que o livro não foi tão bem trabalhado no clímax no final, quando eu senti Jevin Banks fez uma decisão nenhuma pessoa real faria.

Porém, este personagem é o mais desenvolvido dos personagens secundários e James realmente mergulha no pensamento e motivação de uma pessoa que não tem empatia e um centro de moral. Outros personagens secundários também irá ficar na mente e vai ser divertido para ler em volumes futuros.

Se tinha que usar uma palavra para descrever este romance seria qualidade. Steven James é um escritor habilidoso, que sabe como contar uma história, usar a linguagem, explorar personagem. Isso coloca Placebo um corte acima de muitos thrillers. Placebo não é um jogo de vídeo adaptado para reservar formato; é um trabalho muito inteligente, original, que explora território não normalmente encontrados em thrillers. O conteúdo científico desta história se presta a uma reflexão profunda filosófica, sobre nós mesmos, o nosso universo, religião e amor, porque um elemento de trama central envolve o entrelaçamento quântico. (Quer uma explicação? Leia o livro.)

Últimas palavras: Um excelente livro para os fãs de ficção suspense inteligente. Placebo oferece um novo e intrigante herói, outros personagens interessantes, a ciência fascinante misturado com a filosofia, e um lote com pelo menos algumas surpresas.




Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Nossa, a cada dia me surpreendo com autores novo (que nunca tinha lido sobre)...Nâo conhecia nenhuma obra do Steven, mas se o restantante dos livros publicados por ele, forem tão bons quanto esse que você resenhou, vou querer lê-los também...Quanto à Placebo, fiquei fascinada pela trama e pela complexidade de assuntos abordados, mas que ao mesmo tempo estão todos interligados... Com certeza vou querer ler, pois ele tem a fórmula que adoro.. Mais uma vez arrasou na resenha amiga..bjs

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 Meu Livro Preferido
| Distributed By Gooyaabi Templates